Carregando

Descubra os 4 Pilares para a Relevância das marcas nas Redes Sociais - Agencia Conexo

Image

Quando se trata de presença nas redes sociais, todas as empresas ter sua cara estampada em todas as timelines, anúncios, memes e compartilhamentos, mas como chegar a esse ponto é o grande desafio.

Para isso a primeira coisa que temos que lembrar é: publicidade é comunicação… E relevância é a base da comunicação. “Ok! Mas o que é relevante para mim, pode não ser para você correto?” Visto isso, vamos propor 4 Pilares da Relevância Nas Redes Sociais, um norte para quem quer fazer conteúdos e divulgações que interessem o seu público, vem comigo:

PREÇO
“Quer pagar quanto?” Com certeza você já visualizou mentalmente a propaganda, ela foi um marco na história da publicidade e também nas redes sociais, principalmente pela ousadia em fazer com que o cliente escolha o quanto quer pagar, mas, promoção e processos na justiça à parte, atrair o público através do “bolso” é um dos pilares da relevância.

Todos buscam por uma boa oportunidade, páginas com produtos de preços e impostos baixíssimos, “pague apenas o frete”, compre 1 leve 2 (essa é antiga mas sempre funciona) estão chovendo nas timelines do Facebook, nos rápidos tuítes e nas lindas fotos do Insta, esta última que ainda consegue fazer promoções rápidas e seletivas apenas com um Stories.

Ter a noção que o Preço pode atrair é saber se colocar no mercado, afinal, desde os áureos tempos em que a internet nem era, o “1,99” já era uma tática de atração muito usada pelo mercado.


Um exemplo foi a campanha para Pizza Crek, em que lançamos uma promoção (irresistível, por sinal) exclusiva para as redes sociais, a mecânica consistia em tirar um print da imagem e apresentar na compra, ganhando uma pizza doce na compra de outro sabor acompanhado de bebida. Para atrair ainda mais a atenção do público alvo, tanto da pizzaria quanto o público nativo das redes sociais, usamos também o conceito do pilar, que veremos a seguir:

ENTRETENIMENTO
Uma vez, ouvi uma frase: “estou no Facebook pra me divertir, se fosse pra chorar, olhava meus boletos.”, na mesma hora, compartilhei. Com essa atitude, entrei para o grupo dos consumidores de Entretenimento (memes, humor, irreverência). Para ser compartilhável, o conteúdo tem que ter notas de entretenimento, além dos outros atributos que exploraremos.

O entretenimento é a premissa básica de uma rede social. Quem quer fazer parte desse meio tem que pensar em conteúdos que alegrem as pessoas, que sejam compartilháveis. E por que ser compartilhado? Pelo fato de transformar o usuário em divulgador da sua marca. É a melhor forma de fortalecer sua marca e economizar seu dinheiro para outras campanhas.

Um segredo: identidades visuais muito corporativas diminuem o interesse no entretenimento proposto. Às vezes a mensagem é legal, mas só pelo fato de ter uma marca assinando de forma escrachada, acaba gerando inibição para o público. Diante disso, o segredo é fazer com que a identidade visual seja mais discreta nesse tipo de publicação, ao ponto que destaque mais a mensagem e não a marca.

No caso acima, o desafio era falar do dia das crianças para o público do Johnnie Wash, majoritariamente adulto. Uma frase simples mas com muito humor atraiu a atenção do público, unindo uma paixão (motocicletas customizadas) e uma característica infantil (brinquedos). De certa forma, o brinquedo apenas aumentou de tamanho.

SOCIAL
O Itaú é um ótimo exemplo, transformando a imagem de um burocrático banco em um amigo que lê histórias para seus filhos e até te empresta dinheiro, a Coca-Cola não estraga seus dentes e seus rins, mas leva a alegria e a união para sua mesa e, mais do que isso, leva o Natal para sua cidade. O MCDonald’s não é junk food, mas é doadora para lutas contra o câncer. Essas marcas estão erradas em fazer isso? Jamais, mas muito pelo contrário, elas apenas ganham de volta o bem que elas fazem ao levantar essas bandeiras.

Campanhas de cunho social, principalmente em redes que levam essa alcunha, são ferramentas incríveis para a relevância, alcance e engajamento. São acima de tudo, a humanização da sua marca. Ajudar os necessitados, nas redes sociais, é prioridade e levado em consideração. As vezes é um currículo de alguém que tem 5 filhos e nenhum dinheiro, é uma empresa que atende com honestidade (teoricamente essa é uma premissa básica, mas tendo em vista nossos exemplos superiores, torna-se uma virtude rara), é um vídeo de um cachorrinho maltratado recebendo carinhos e cuidados, o social é viralizador.


Marcamos também o mês de outubro, com uma ação social junto com o Johnnie Wash. O Ladies Ride – contra o câncer de mama, movimentou moto clubes e associações de tratamento contra o câncer de mama, com um passeio pela cidade e um show de homenagem. Essa ação social fez, literalmente, barulho pela cidade, sendo compartilhado em blogs variados e com altos níveis de comentários e compartilhamentos, muitos de maneira orgânica.

INFORMATIVO:
Claro que “nem só de memes viverão as redes sociais”, mas as notícias reais, as informações relevantes, o “papo sério”,  tem muita relevância nesse meio. O conteúdo informativo é importante para nunca esquecermos que: mesmo com o preço bom, o entretenimento e o cunho social, não deixamos de ser uma empresa séria, compromissada em seus valores e que tem conhecimento sobre o mercado que está inserido.

Matérias que levem informações relevantes, que ensinem algo, conteúdos que mostrem que você entende do assunto e tem propriedades para explorá-lo, fazem com que o público gere uma confiança na empresa e te faça referência no meio em que está inserido. Parece simples? E é! apenas observe que, quando você vai procurar alguma coisa, você vai no Google, uma empresa que é referência no seu meio, por um trabalho sério, conteúdo com informações relevantes e níveis altíssimos de confiança do público. Mas ao entrar no Google você pesquisa: “O Mercado de MPEs no Brasil.” Pronto, já saem um monte de empresas com seus blogs cheios de conteúdos interessantes para te informar. A primeira e mais importante, o SEBRAE, que domina esse tipo de pesquisa pois se tornou autoridade no assunto de MPEs através da oferta de informações relevantes sobre o tema.

Para o dia das mulheres, um dado relevante e motivador foi levantado, o número de mulheres em cargos de liderança. Muitas pessoas sequer sabiam que esses números eram relativamente baixos, mas o principal fator é o crescimento exponencial, mostrado e um pequeno infográfico para a NHS Máquinas e Serviços. Informação passada de maneira leve, juntando o cunho social do 8 de março.

BÔNUS:
Quer atingir em cheio seu público? Junte todas essas em uma só campanha! Como? Bom, veja alguns bons exemplos de campanhas incríveis que juntaram dois ou mais desses pilares e alcançaram públicos de todos os gêneros e segmentações:

Inglorious Fruits

Fazer uma campanha animada e engraçada, de cunho social, apresentando dados e assuntos relevantes e que, além de ter um preço baixo de produção, um preço baixo de venda, esse exemplo acertou em cheio.

Honest Tea

Como medir os níveis de honestidade? a Honest Tea conseguiu de um jeito sutil, juntando o entretenimento, apresentou uma campanha que viralizou e coletou dados importante para todas as empresas. Aí você pode dizer: “no Brasil, isso não funciona”… Bom, uma empresa de sorvetes aplicou isso no Brasil, e segundo uma revista, ela levou prejuízo de 16%, mas analisando os dados, ela obteve 84% de vendas e, de quebra, mapeou muito bem as características da cidade.

Conclusão
Não precisamos mais de institutos de índole idônea e induvidável para saber o “Ibope” das nossas redes sociais, com o avanço das métricas em ambiente digital, é muito mais fácil saber o quanto sua empresa está sendo vista, curtida e quantos clientes estão ativos pelas redes sociais, tendo na ponta dos dedos informações importantes como: aspirações, localização, dados pessoais e tudo que, com um bom monitoramento, uma empresa pode segmentar e atingir em cheio no seu público alvo, com muita criatividade e impulsionamento, papo para um próximo e mail. Até lá!

Curiosidades:
FACEBOOK: só em terras tupiniquins, o Facebook tem o alcance de  90% da população que tem acesso à internet, ou, para sermos um pouco mais precisos,  90 milhões de pessoas.
STORIES: a ferramenta culpada por assassinar o Snapchat. Imagens e vídeos que ficam no ar por apenas um dia, mas com um poder de alcance enorme. Com pouco mais de 1 ano,  250 milhões de pessoas que utilizam o recurso diariamente no mundo todo.
TWITTER: a rede social é a mais dinâmica de todas, tanto que alguns chamam de “segunda tela”, termo aplicado pelo Twitter ser o canal de comentários para programas ao vivo e promoções relâmpago.
MEME: um termo grego que significa imitação, aplicado às imagens da internet que viralizam pelas redes sociais, isso é, se espalhem rapidamente pelos usuários.
LINKEDIN: a rede tem meio bilhão de usuários, 29 milhões só no Brasil, sendo o terceiro mercado da rede no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Se sua empresa não tem um perfil no LinkedIn, é uma boa hora pra reavaliar.