Carregando

5 passos para criar uma estratégia de sucesso nas redes sociais - Agencia Conexo

Image

Hoje, mais do que nunca, as marcas estão buscando verbas para se posicionar bem nas redes sociais. Esse tipo de trabalho requer atenção e, para que o investimento dê retorno, temos de entender que não basta abrir perfis e simplesmente começar as postagens. Confira abaixo as dicas para criar uma boa estratégia:

1. Estrutura

O gráfico abaixo mostra a estrutura de uma equipe de redes sociais. Ao longo do texto será explicado como elas devem conversar entre si.

unnamed

Se no marketing é fundamental saber com quem você deve interagir, nas redes sociais não pode ser diferente. Temos que planejar, saber o que comunicar e para quem comunicar.

É nesse ponto que o monitoramento das redes sociais (da própria marca e de seus concorrentes) deve dar embasamento para o planejamento.

2. Planejamento

O planejamento, munido de informações, tem a função de estabelecer os objetivos macro, ser um roteiro de como a marca atuará no ambiente digital. Claro que isso tudo deve acontecer de maneira natural, pois a partir daqui serão produzidos ecossistemas sociais sujeitos a mutações e interferências tanto do mundo digital como físico – e muitas vezes acontecendo de maneira simultânea.

3. Conteúdo e monitoramento

Depois de tudo planejado e dos objetivos delimitados, a equipe de conteúdo e a de monitoramento entram em campo para trabalhar de maneira conjunta.

O monitoramento vai detectar assuntos que possam ser relevantes para que a equipe de conteúdo crie e atinja o público (previamente estudado pelo planejamento) de forma cirúrgica, ou seja, nivelando a demanda com a oferta de conteúdo.

4. Engajamento

O processo para criação da pauta, atrelado ao monitoramento, tende a facilitar o engajamento dos usuários, pois antes do conteúdo ter sido produzido ele já foi sinalizado pelos próprios usuários. Isso faz com que eles já tenham proximidade com o assunto e a aceitação seja quase 100%.

5. Análise de BI

Para mensurar os resultados e indicar para os responsáveis pela equipe de conteúdo, é  importante que mais uma vez o monitoramento se alinhe a uma nova área, a de BI.

Os analistas de BI e de monitoramento devem acompanhar e prever tendências do comportamento tanto dos ambientes da marca como da concorrência e produzir relatórios que indiquem o caminho das pedras para as marcas.

É importante dizer que muitas vezes um relatório mensal fica muito distante do que realmente aconteceu ou esta acontecendo. Nesses casos, sugiro que sejam produzidos diariamente, semanalmente ou em qualquer momento que aconteça algum comportamento anômalo.

E aí? Tá fácil trabalhar com redes sociais?