Carregando

Engajamento nas Redes Sociais: entenda os formatos mais efetivos nas plataformas digitais - Agencia Conexo

Posted 20 Aug 2020   by conexo

As redes sociais na história

Criadas com a missão de interligar pessoas e grupos com valores similares, as redes sociais tomaram grandes proporções e, em um mundo que a globalização atinge cada vez mais populações, a variedade de plataformas disponíveis para o público se estende demais.

Falando sobre as grandes redes ainda presentes nos dias de hoje, vamos começar pelo veterano Linkedin.

A plataforma desenvolvida com foco no mundo corporativo e dos negócios nasceu em 2003. Como toda rede que acompanha gerações, passou por atualizações e otimizações no sistema, para que o usuário tivesse mais possibilidades, caminhando lado a lado com as tendências do setor. Ao longo do tempo, funcionalidades como o Chat entre usuários, vídeos e configurações de perfil foram adicionadas.

Um ano depois chegou o polêmico Orkut. Você sabia que, no início, era necessário receber um convite para ingressar na rede? Não é atoa que a plataforma ganhou proporções gigantescas para a época. Nela, você conseguia fazer configurações no seu perfil, além de interagir com outros usuários através de comunidades. A rede que durou 10 anos, fez muito sucesso nas terras tupiniquins, na Índia e nos Estados Unidos.

No mesmo ano da chegada do Orkut, veio ele. Sim, Marc Zuckerberg colocava no ar uma das redes sociais mais populares do mundo até hoje. É interessante ressaltar que, nos primeiros dois anos de existência, o Facebook só estava disponível para estudantes de Harvard. Então, só em 2006 o Facebook oficializou as operações de sua rede como de massa, ou seja, aberta para o público.

Além do facebook, vemos o surgimento de outras redes, como Instagram, Twitter e Youtube. Vamos nos profundar em cada uma delas mais pra frente.

Atualmente, conseguimos encontrar mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. O número que cada vez mais cresce, se deve a grandes melhorias e atualizações nas plataformas, que se adaptam a diferentes estilos de usuários, buscando atingir um público cada vez maior.

Instagram

Quando falamos em redes sociais, é imprescindível colocar o nome do Instagram em pauta. A rede, que já ultrapassou a marca de 800 milhões de usuários, esta entre as mídias sociais que mais crescem no mundo, mas não para por aí. Existem previsões de mais expansões para os usuários. Sendo assim, novas funcionalidades estão por vir, o que está diretamente relacionado ao crescimento no número de usuários.

Além de proporcionar diversas oportunidades aos usuários, o Instagram abre portas para novos tipos de interação com seu público.  Sendo assim, a plataforma se torna um meio de diálogo cada vez mais inovador e com uma visibilidade cada vez maior.

Dentro da plataforma existem diversas estratégias para potencializar seu perfil, seja ele pessoal ou profissional. Muitos acham que basta apenas contar com um bom número de seguidores para ter sua marca estabilizada na rede. Mas calma, não é assim que anda a carruagem.

Existem várias maneiras e diversas métricas analisadas visando o crescimento do seu perfil. Dentre uma variedade, existe uma que se destaca, e que representa muito bem o que todos buscam. Engajamento é a palavra. Na verdade, não só a palavra, mas também a meta.

O engajamento, aplicado aos conceitos de marketing, se baseia na troca de informações entre empresa e usuário. Sendo assim, podemos entender, de maneira tranquila, que esse tipo de interação acontece, com frequência, no Instagram. Podemos entender também que, quanto mais troca de informações entre as duas partes, maior é a taxa de engajamento e, consequentemente, mais relevantes é a o perfil que publica tais ações na rede.

O primeiro passo para ganhar a atenção no Instagram é conhecer seu público. É fundamental ter ciência de toda sua rede, ou maior parte, que você deseja atingir. Sendo assim, você adapta seu discurso àqueles que você busca impactar.

Depois dessa fase, deve-se tomar conhecimento de todos os meios de interação possível: stories, feed, reels e IGTV. As métricas devem ser estabelecidas para cada um deles.

Após essa fase, vem o planejamento do conteúdo e sua execução. É fundamental produzir um conteúdo de relevância para seu público, pois é com ele que você vai buscar cada vez mais engajamento e relevância. Outro ponto importante é sempre ficar atento às interações dos usuários.

Como sempre pensamos em você, vamos passar algumas dicas para você ver seu engajamento crescer nas redes.

Faça o uso de hastags: sempre que você utilizar hastags em seus posts, elas serão relacionadas ao determinado tema, além de o usuário ter a liberdade de pesquisar determinado assunto e encontrar seu post.

Publique nos Instagram Stories: você sabia que mais de 300 milhões de usuários tivos acessam diariamente a ferramenta dos Stories? Pois é, ficar de fora é vacilo… Além de tamanha quatidade de acessos, os Stories oferecem uma serie de funcionalidades para você personalizar ainda mais o seu post, o que pode aumentar o engajamento. Funcionalidades essas que são: “colocar a localização”, “enquetes”, “perguntas, “música”, “challenge”, e muitos outros, além dos stickers.

Analise seu conteúdo: o Instagram oferece uma ferramenta de análise muito interessante, que mostra diversos pontos importantes do nosso perfil, como por exemplo, publicações com mais alcance, mais cliques, mais comentários, etc.

Com esse tipo de informação, é possível aprimorar ainda mais o seu conteúdo, moldando suas publicações à maneira que mais agrada seu público.

Faça publicações em horários com maior frequência de usuários: na mesma plataforma mencionada acima, você consegue encontrar dados que mostram gráficos relacionando horário X usuários ativos alcançados. Com isso, você recebe informações muito eficientes sobre o horário ideal para ser postado seu conteúdo.

Realize interações com seus seguidores: qualquer tipo de comunicação entre público e seu perfil é muito importante. Sendo assim, responda comentários, mensagens particulares e respostas aos seus stories. Tudo isso conta muito para seu público. As pessoas gostam de ser notadas e , principalmente, respondidas.

Todas essas atitudes mencionadas anteriormente contam muito para que a taxa de engajamento de seu público cresça no Instagram.

Facebook

Apesar de serem redes sociais diferentes, o Facebook funciona de maneira semelhante ao Instagram, que faz parte de seu grupo, quando falamos em engajamento. As interações no Facebook são baseadas em curtidas, comentários e compartilhamentos. Obviamente, cada funcionalidade exige um grau de envolvimento do usuário. Sendo assim, é muito importante que seu conteúdo esteja moldado ao seu público, e também que transmita algum tipo de mensagem relevante.

Como já dito antes, de nada adianta ter uma página com um grande número de curtidas e seguidores, se seu conteúdo não é relevante para aqueles que o recebem.

Analisando o lado das interações, muitas vezes o “compartilhamento” é classificado como o mais valioso, mas na verdade, os comentários são muito mais difíceis de conquistar.

Podemos destrinchar o engajamento em dois: o de ação e o de propagação.

Começando pelo segundo, o engajamento de propagação funciona exatamente como é descrito pelo nome. Logo, são considerados o número de curtidas, o número de comentários e o número de compartilhamentos.

Agora, analisando o engajamento de ação, podemos identificar outro tipo de atividade relacionada ao seu público: ele toma como base os cliques que estão relacionados a suas ações. Ou seja, se baseiam desde visualizações até entradas na sua página.

Este que estamos falando agora, é muito importante para a atração de tráfego para suas outras plataformas, sejam elas blogs, e-commerces ou afins.

Vale ressaltar que, com a disponibilização da ferramenta “lojas” este tipo de engajamento ganha destaque e passa a ser muito mais considerado.

Tudo o que falamos até agora está relacionado aos posts orgânicos. Mas existe também uma outra maneira de direcionar seu conteúdo àqueles que te interessasm

A plataforma do Facebook (Facebook e Instagram) disponibiliza a ferramenta de posts patrocinados. Nela, você consegue selecionar seu público da maneira que mais se encaixa com o seu objetivo e investir o valor considerado necessário pela sua equipe. Por exemplo, é possível definir seu público por região,  idade e interesses, que no caso de uma academia podem ser: São Paulo, Homens e mulheres de 18 a 34 anos, que gostam de malhar, correr e praticar esportes.

Além disso, a ferramenta conta com uma série dados que são fornecidos aos usuários que permitem a identificação de qual post tem a melhor performance. Tudo isso serve para medir o tipo de publicação que mais funciona com seu público, assim mostrando o caminho para um melhor engajamento.

Youtube

A plataforma de compartilhamento de vídeos foi fundada em 2005, na Califórnia. A empresa fundada por ex-funcionários da Paypal foi comprada em 2006 pela gigante Google, por aproximadamente 1,65 bilhão de dólares.

Estima-se que o Youtube conta com mais de 2 bilhões de usuários. Dado esse, que mostra que além de uma plataforma enorme, é campo de ação para diversos tipos de conteúdo.

Pelo formato do conteúdo ser muito diferente dos demais de outras redes, a forma de engajar o usuário também muda. Sendo assim, vamos aos fatos.

Visualizações, likes, comentários e inscrições. O youtube disponibiliza uma série de métodos para interação do usuário com o criador do conteúdo e isso é muito positivo. Além disso tudo, a plataforma é monetizada. Ou seja, a partir da quantidade de inscritos e likes, seu perfil passa a ser premiado através de brindes, como placas personalizadas, até os desejados cifrões.

Pela ferramenta ser montada para vídeos, existe uma série de métodos para analisarmos.

Título do vídeo: encarando da mesma maneira do Google, de nada adianta um conteúdo bom, sem uma boa estratégia de SEO, o Youtube funciona da mesma forma. Para entender um pouco melhor, de nada adianta um bom conteúdo de vídeo sem um título atraente e que instiguem a curiosidade do usuário.

Thumbnails: É muito comum julgarmos o conteúdo pela capa. Então, nada melhor do que dedicar um tempo à direção de arte de sua thumbnail. Não se esqueça de ter um bom tratamento de imagem, criatividade e fidelidade ao conteúdo do seu vídeo.

Descrição: além de ajudar muito no SEO, pela descrição do seu vídeo é possível mostrar aos usuários, um pouco mais sobre o assunto do seu conteúdo. Logo, a partir do momento que seu público conhece seu conteúdo, a chance de engajamento ao assistir o vídeo é maior.

Objetividade: ninguém gosta de enrolação. Ao entrar em um vídeo por determinado conteúdo, a pessoa deseja assistir diretamente sobre ele. Mas nem sempre é isso que acontece. Nada pior do que esperar por algo e não encontrá-lo. Então já sabe, ne? Conteúdo direto é sempre mais útil e relevante.

Youtube batalhando com Instagram Reels e TikTok

Sim, meus caros! Está chegando mais um gigante para bater de frente com os chineses do TikTok.

Não é fácil conseguir a dimensão que o TikTok atingiu em um curto espaço de tempo, mas para as empresas consolidadas no cenário das redes sociais não temem nada disso.

Na quarta feira, dia 24 de junho de 2020, na página de arquivos em teste do Youtube, o formato de 15 segundos foi disponibilizado pela plataforma.

O funcionamento da novidade é muito semelhante ao competidor chinês. Basta segurar o botão de gravação e mantê-lo pressionado durante o tempo que você deseja capturar.

Isso mostra que, mesmo atuando num mercado com competidores gigantes, as empresas estão tentando se virar e capturar usuários, surfando na onda do momento.

Sem perder tempo, como já falado antes, o Instagram apresentou o formato Reels, que se assemelha, e muito, ao TikTok. Além da gravação poder ser personalizada, ela funcionará no feed. Sendo assim, se diferenciando dos stories, o Reels será visto no feed de todos os usuários seguidores.

Ação essa da companhia do Facebook e Instagram, para combater o crescimento exponencial dos “rivais” chineses, que pode surtir muito efeito, visto que diversos influenciadores estavam utilizando o próprio Instagram para divulgar a outra plataforma.

Ultimamente muita coisa vem nos surpreendendo. Mas, sério, quem diria que em 2020 atravessaríamos tudo isso, e ainda uma batalha de redes sociais.

Realmente, 2020 veio pra ficar na história, tanto da humanidade, quanto do Digital.

Falando em digital, já pensou em decolar seu negócio, com planos muito acessíveis para pequenos e médios empreendedores? A CNX faz isso pra você.