Carregando

Instagram Reels: será que Zuckerberg derruba mais um gigante das redes sociais? - Agencia Conexo

Posted 23 Aug 2020   by conexo

Já não é mais novidade que o Mark Zuckerberg gosta de fazer barulho no mundo digital. Dessa vez, o alvo é o app chinês TikTok. O “novato” aplicativo que conta com mais de 1 bilhão de downloads com certeza incomodou as cabeças dos chefes do Facebook, que buscaram alguma maneira de tentar reverter essa situação de “migração entre apps”.

Antes de falar dessa solução, que deu o que falar, que tal relembrar outras artimanhas realizadas pelo Facebook/Instagram, que afundaram os concorrentes?

Fim do Orkut e crescimento do Facebook. Isso tem a ver?

Sim, minha gente, o próprio surgimento da rede social do Facebook fez com que uma rede chamada Orkut fosse ladeira abaixo no número de usuários. 

A rede filiada ao Google, fundada em 2004, que ganhou o nome de seu desenvolvedor turco, Orkut, já foi a mais popular do mundo, tendo seu maior número de acessos na Índia, Estados Unidos e aqui nas terrinhas brasileiras. A rede social contava com muitos usuários e muito disso se deve às ferramentas disponíveis para quem tinha uma conta. Era possível participar de comunidades, às quais as pessoas mais se identificassem, trocar ideia através  dos chats implementados em 2008 e também jogar joguinhos disponibilizados pela própria plataforma. Quem aí lembra do colheita feliz?

Tamanha popularidade da rede também trouxe alguns problemas, que afetaram a reputação da plataforma. Os casos de Fakes eram comuns, alguns eram permitidos e outros não., Uma vez que tal perfil correspondia a um personagem fictício de algum game, desenho ou filme, se enquadra um caso permitido. Os casos graves ocorriam quando uma pessoa passava-se por outra, que existia na vida real, sendo assim, esses casos se enquadram como crime de falsidade ideológica.

Outro fato que foi muito prejudicial, não só para a plataforma da rede social em si, mas também para os usuários, foi a invasão de hackers no sistema do Orkut. 

Nos anos de 2005, 2006 e 2007, o sistema foi invadido três vezes por hackers que, através do perfil das pessoas, conseguia informações de dados bancários. O ataque era feito através de falsos arquivos, que eram disfarçados como documentos JPEG. Assim que abertos esses arquivos, as informações das vítimas eram roubadas.

Todas essas complicações já foram péssimas, ainda mais com a chegada da rede do Facebook, que em 2012 já tinha ultrapassado o número de usuário da rede do Orkut.

Por fim, no ano de 2014, o Google anunciou a descontinuidade da rede social, com isso, era impossível fazer novos cadastros na rede. No ano de 2017 foi anunciado o encerramento das atividades e a exclusão de todos os arquivos da rede social roxinha.

Instagram Stories desbancou o Snapchat!

Snapchat é um aplicativo lançado em 2011, desenvolvido por três amigos da Universidade de Stanford, que foi febre entre os jovens durante aproximadamente 7 anos. Baseado em um chat entre amigos, sua função principal é a troca de fotos entre amigos, com o intuito de algo instantâneo. Daí o nome Snapchat (para o português, “um chat num estalar de dedos”).

O aplicativo ainda está no ar e conta com um bom número de usuários, que tiram proveito das ferramentas de “histórias”, “fotos”, “vídeos”, “chat” e “Snapmap”. Mesmo com um número bom, o Instagram Stories roubou boa parte dessa contagem à sua plataforma. Com a ferramenta de Stories, desenvolvida pelo Instagram, é possível realizar as mesmas atividades que antes eram feitas somente no Snapchat. O modelo permite que seus seguidores vejam as postagens em um período de 24 horas. Além disso, cada post pode ser personalizado com uma infinidade de aplicações, desde filtros, até stickers, gifs, caixas de perguntas e outros tipos de interação.

Hoje em dia é muito evidente a queda de usuários do Snapchat e o aumento de usuários no Instagram Stories. Um dado que comprova isso, mostra que os Stories contam com mais de 500 milhões de usuários por dia, enquanto o Snapchat conta com 190 milhões de usuários ativos.

Se você pensa que a companhia do Facebook parou por aí, você está expressamente enganadx!

Agora, a bola da vez é o chinês TikTok.

Chegou a vez de derrubar mais um?

É isso que se fala nos principais veículos das mídias sociais. O Instagram não tá aqui pra brincadeira, já provou isso pra muitos, e agora a estratégia é desbancar o TikTok.

O aplicativo chinês ultrapassou a barreira de 1 bilhão de downloads e já é o app mais baixado no maluco ano de 2020. O aplicativo de vídeos contou com uma avalanche de usuários “teens” e foi ganhando popularidade também entre os mais velhos. Um fato que chamou muita atenção foi a utilização de posts do feed do instagram, como forma de divulgação da conta no app concorrente. Assim, influenciadores já consolidados na plataforma do Instagram, passaram a ter um grande público também na rede social chinesa.

O brasileiro gostou muito da ideia do TikTok e é um dos maiores públicos usuários do app. Em entrevista para o Canaltech, o community manager da TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, mostrou empolgação ao falar sobre o público brasileiro:

“Estamos muito felizes com a resposta positiva ao TikTok no Brasil. Ainda somos relativamente novos no País e, neste momento, estamos focados em criar a melhor experiência possível para nossos usuários, em criar uma comunidade positiva e gratificante e em dedicar nossos recursos para apoiar os criadores. Queremos fornecer ferramentas fáceis de usar (filtros e ferramentas de edição) e workshops sobre criação de conteúdo ou técnicas de edição para incentivá-los a expressar sua criatividade.”

Ainda na entrevista, Rodrigo comentou sobre os planos da empresa para ganhar um público ainda maior, em tom descontraído, valorizando a criatividade do nosso povo:

“TikTok é uma plataforma de conteúdo criativo para experiências divertidas e positivas e há uma diversidade incrível entre nossos usuários brasileiros, seja em idade, sexo, etnia ou carreira. Brasileiros de todas as esferas estão mostrando suas habilidades criativas e sua vida cotidiana de maneira única e particular, inspirando os outros através de suas experiências positivas e alegres. Brasileiros adoram conteúdo de humor e por isso são nossos preferidos − são os mais criativos e divertidos.

Por isso o match do TikTok com o brasileiro foi tão bombástico. Temos o povo mais criativo, dentro de uma plataforma desenhada para o consumo e a criação de conteúdo criativo, e que pode ser feito de maneira rápida e divertida. E ainda por cima todo material pode ser personalizado aos seus gostos pessoais.”

Mesmo contando com um vasto público, o TikTok agora é ameaçado. Quer adivinhar por que? Fácil né?! Pois é, Mark Zuckerberg aparece novamente para desbancar uma rede social concorrente. O Instagram desenvolveu uma nova usabilidade chamada Instagram Reels. Quer sabeer no consiste?

Instagram Reels chegou para ganhar a cena…

Curtiu esse trocadilho? Reels, cena… Não? Foi ruim? O importante é o que vamos falar agora.

Já entendemos que o TikTok chegou com força e tudo mais. Mas, gente, estamos falando do Instagram, a rede social com o maior potencial de engajamento entre todas. Além disso, o fato de ser uma rede consolidada, a nova usabilidade do Reels chega para contemplar e tornar a experiência na plataforma muito mais completa.

O CEO da Socialbakers comentou sobre o assunto, veja a seguir:

 “Atualmente, o Instagram é a plataforma de mídia social onde estão ocorrendo os mais altos níveis de engajamento, enquanto o TikTok está ganhando enorme força com seus novos vídeos curtos e facilmente compartilháveis. Com o lançamento do Instagram Reels no Brasil, o Facebook procura se casar com os dois, alavancando seu enorme e altamente engajado público e dando a eles o tipo de formato do momento”

A Influenciadora Digital, Isabella Camacho, que conta com mais de 130 mil seguidores na rede chinesa, também opinou sobre a chegada do Reels, no podcast Tem Nexo, gravado pela Agência Conexo. Entre alguns comentários, ela citou que, apesar de funções similares, o Reels ainda está um pouco atrás do TikTok, pelo fato de encontrarmos diversos bugs na usabilidade, e também por ser muito difícil de encontrar no seu feed, algum post de Reels.

Vale lembrar que, ao atualizar a plataforma com uma nova ferramenta, os algoritmos tendem a dar mais visibilidade àqueles que utilizam a tal nova função, sendo assim, ao utilizar o modelo Reels, o usuário passa a ter um aumento na taxa de views, o que pode alavancar seu engajamento.

A influenciadora ainda comentou que enxerga um grande potencial nos Reels, e citou uma possível derrota do TikTok nessa batalha contra o Instagram.

Como eu faço para usar o Reels?

Agora que já conhecemos sobre o aplicativo, bora saber como fazer os tão polêmicos Reels?

Bom, inicialmente, abra seu app do Instagram. Depois de aberto, clique no ícone de “câmera” que encontra-se no canto superior esquerdo da sua tela. Feito isso, você estará com a aba de Story aberta. Deslize sua tela para a direita até encontrar a opção “Reels”, como exemplificado na foto abaixo.

Após isso, basta segurar o botão branco no centro inferior da imagem e gravar seus takes da maneira que desejar. Vale lembrar que é possível ajustar o tempo limite da sua gravação, adicionar filtros e também músicas. 

Confira abaixo, um vídeo detalhado sobre como usar a nova função do Instagram:

Bom, agora que você conheceu todo o histórico de devastador que o Instagram tem, quem você acha que vence a batalha entre Reels e TikTok?

Ah, se você gostou desse conteúdo, acompanhe o podcast Tem Nexo, que falou de tudo e mais um pouco sobre essa polêmica que falamos hoje!