Carregando

Marketing Digital: evolução tecnológica que elevou os resultados - Agencia Conexo

Posted 06 Aug 2020   by conexo

E aí! Vamos entender a evolução dos meios de comunicação, até chegarmos nos formatos de hoje em dia? Desde a prensa de Gutenberg até os sites e Smartphones. Do boca a boca até o SEO. Leia até o final e encontre diversas dicas para elevar sua performance e seus resultados. Bora!

Era uma vez, o Marketing…

Não se sabe ao certo, ou melhor, não existe uma data específica para o surgimento do marketing. A partir do primeiro momento que houve a tentativa de venda de algum objeto ou serviço, o marketing estava dando seus primeiros passos. Vamos entender melhor?

No momento de venda de algum utensílio, aquele que praticava o ato de vender já utilizava técnicas de persuasão. Ou seja, desde os primórdios da civilização humana, já eram utilizados fundamentos do nosso querido marketing, mesmo que ainda “desconhecido”.

Com a evolução da indústria e da tecnologia ao longo do tempo, instrumentos facilitadores de comunicação foram surgindo, e assim revolucionando a maneira de se propagar a mensagem. Visto isso, aqueles que buscavam de alguma maneira anunciar seus serviços e produtos, ganharam novas ferramentas. Você já sabe do que estamos falando?

Bom, vamos lá atrás, no ano de 1450, quando a prensa de Gutenberg foi inventada. Aí você pode pensar: “nossa, mas aí você está apelando” ou “nossa, agora você foi muito longe”. Sim, fui longe, mas não, não estou apelando. A Prensa de Gutenberg é um marco significativo na comunicação, que mudou o rumo da nossa história. Vamos explicar…

Até a invenção da prensa, as mensagens eram transmitidas pelo efeito boca a boca, ou seja, feita de uma pessoa para outra, ou para pequenos grupos. Já pensou ter um comércio e depender apenas de uma comunicação boca a boca? Sim, essa é uma estratégia utilizada até hoje, mas não podemos esquecer que existe uma série de outras formas de comunicação e de conseguir a atenção do seu público. Logo, conclui-se que era uma tarefa muito mais difícil que nos dias de hoje.

Agora coloque-se no lugar de um comerciante do ano de 1450. Com grandes dificuldades para passar sua mensagem para um público grande, eis que de repente, BOOM.  Surge uma ferramenta de pressão, com o poder de aplicar textos em papéis, e com um número expressivo de cópias. A Prensa de Gutenberg chegava ao mundo para a alegria dos comerciantes, que agora poderiam propagar suas mensagens em massa.

Com essa invenção, podemos relacionar o surgimento de outro fenômeno: as mídias impressas. Mais precisamente, os jornais, livros e revistas, que se tornaram o grande canal de comunicação de todo o mundo por alguns séculos.

Com sua consolidação, a mídia impressa passou a ser uma das ferramentas de Marketing mais usadas de todos os tempos. Nela, através de anúncios, as empresas transmitiam (e ainda transmitem) mensagens diretas aos leitores e potenciais clientes. Hoje, podemos chamar essa estratégia direta de mensagem de outbound marketing, considerando a mensagem sem algum tipo de interação com o cliente, apenas com a comunicação de venda.

Tendo em vista a grande quantidade de leitores dos jornais, a publicidade passou a comprar espaços nessas mídias, visando atingir um grande público. Coisa boa para os veículos, que garantiram boas verbas para seus sustentos. 

Além dos espaços em jornais e revistas, a publicidade passou a buscar novas oportunidades de exposição de marca. Então foi aí que os espaços públicos passaram a ser explorados. Sim, minha gente, os tradicionais posters entram em ação. Espaços em pontos de ônibus, relógios de rua, etc. Tudo começou a ser visto com outros olhos pelos profissionais de marketing. Inventaram até um negócio que chama outdoor, será que vingou? 

Mesmo com esse grande avanço nos meios de comunicação, sabemos que a tecnologia nunca para. Então, o foco foi mudando gradualmente, até conhecermos o poder do audiovisual. Você já deve estar pensando: televisão! Não, muito antes dela vieram as telas de cinema. Você sabia que muitos filmes de meados de 1900 abordavam temáticas envolvendo produtos? Pois é, muitas histórias foram criadas em torno de produtos que buscavam atenção do mercado, logo foram mostrados no cinema.

Passou o tempo e, agora sim, chega a televisão. Instrumento que, assim como os já mencionados anteriormente, revolucionou a maneira de fazer marketing. Pois é, antes algo fora da realidade de muitos, hoje em dia a televisão de tela finíssima é encontrada nos lares de mais de 53 milhões de brasileiros. Com o avanço da tecnologia, a visibilidade das empresas só cresceu, o que demandou maiores estratégias para sucesso nas campanhas.

Não parou por aí, mas calma vamos falar no próximo tópico!

Chegou a Internet!

Sim, gente! A internet chegou revolucionou a maneira de se comunicar. Tudo que antes era feito nas ruas, passou gradativamente, a ser feito nos meios digitais. Pois é, agora o bicho começa a pegar. Antes só com a finalidade de troca de informações, a internet ganhou destaque por abrigar uma série de softwares e sites que facilitam a vida das pessoas. Hoje, estima-se que, a cada 4 brasileiros, 3 usam a internet. Ou seja, aproximadamente 134 milhões de pessoas têm acesso à rede.

Com isso, as empresas têm se aproveitado de um ambiente “aberto” como a internet, para vender e ganhar novas oportunidades de negócio.

Segundo dados da ABCOMM, estima-se que o e-commerce aumentou aproximadamente em 41%, isso apenas no início do ano de 2020.

O que isso significa?

Considerando a enorme quantidade de pessoas que têm acesso à internet, podemos encontrar também, uma série de serviços e produtos nos canais de venda. Sendo assim, o que fazer para ser diferente? Como vão escolher o meu produto ou site? Bom, todos buscamos performance e resultados. Para isso, temos algumas dicas que podem te ajudar a construir uma identidade forte nos canais digitais.

Dicas CNX para crescer no digital

Defina uma persona

É uma etapa muito importante, simples e trabalhosa. Nessa fase, é necessário desenvolver um personagem que possua características semelhantes ao seu cliente. Sendo assim, deve-se levar em consideração diversos hábitos, questões de valores, ocupação, objetivos profissionais, informações sobre a vida pessoal, problemas e dores.

Só isso?

Não, após fazer todo esse processo, logo encontramos outro. É necessário separar os principais aspectos dessa persona. Com isso, você conhece mais seu cliente, com quem você busca falar e, principalmente, como solucionar o problema se seu público.

Faça Marketing de relacionamento

Todos os empreendedores, ou a maioria deles, buscam a tão falada e sonhada fidelização dos clientes. Criar uma relação boa com seu público, fazendo com que ele se sinta pertencente e fiel ao seu negócio é uma fase primordial nas estratégias de Marketing Digital. Mas, olha aqui, é uma tarefa nada simples.

Além de uma comunicação coerente e agradável, essa atividade envolve os funcionários da empresa. O atendimento ao cliente deve ser impecável, de forma que o conquiste pelo tratamento recebido pela marca, garantindo a satisfação de todo o público.

Produza conteúdo de qualidade

Aproveite tudo o que essa estratégia tem a oferecer.

Produza conteúdo relevantes ao seu público/persona. Mostre a eles que sua marca é presente, existe para ajudar a solucionar problemas e a alcançar objetivos. Logo, esse conteúdo passará a se tornar resultados para a empresa.

Faça e-mails marketing

Impacto nas vendas!

Quando alguém digita seus dados em algum campo de cadastro, ou em newsletters, significa que essa pessoa demonstrou interesse em seu produto. Sendo assim, atinja esses leads e transforme-os em potenciais clientes. Mostre conteúdo relevante. Este indivíduo já está em seu funil, então não o perca no meio do processo. Além de entrar em contato com uma grande parcela de pessoas ao mesmo tempo, o seu CAC (custo por aquisição de clientes) pode diminuir. Personalize essas mensagens, para que seu cliente sinta algo especial vindo da empresa.

Tenha um site responsivo

Ao navegar em um site, ninguém gosta de esperar carregamentos. Ainda mais hoje, em um mundo digital, que quase tudo acontece de forma instantânea. Tendo isso em vista, é de extrema importância oferecer uma experiência positiva em seu site para seus clientes.

Em termos bem práticos, é muito importante que você tenha aquele site que, com o mesmo layout, se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Presença nas redes sociais

ENGAJAMENTO. Essa é a palavra. Estar presente nas redes sociais não é novidade para ninguém. Mas, o pulo do gato é saber como usar. Por isso, é muito importante ficar antenado a todas as tendências, as novas formas de uso e todas as outras que já são utilizadas.

Produzir conteúdo de qualidade, como já falado anteriormente, é fundamental.

Assim, seu público pode compartilhar aquilo que sua marca faz, gerando tráfego orgânico e fortalecendo aquele público que você conseguiu por meio de anúncios. Com isso, através de curtidas para cá e compartilhamentos para lá, seu perfil se torna mais relevante nas redes sociais.

Aplique técnicas de SEO

A maior vitrine do universo é chamada de Google. Lá conseguimos colocar qualquer tipo de conteúdo e promover campanhas e comunicações de marca ou produto. Como já falado anteriormente, é muito importante a produção de conteúdo de qualidade. Mas, de nada vale esse conteúdo, se não forem aplicadas corretamente as técnicas de SEO. Isto é, para que o robô do Google reconheça seu conteúdo como bom, devem ser empregadas diversas técnicas. Se você quiser saber um pouco mais sobre SEO e aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca do Google, temos um e-book focado somente nesse assunto. Confira!

Faça inbound marketing

Identifique e compreenda as necessidades e dores da sua persona e planeje a melhor estratégia para transformar em conversão. Com essa estratégia, você atrai seu público à sua marca, sem interrompê-lo de alguma outra ação. Sendo assim, você encanta seu público através de um conteúdo específico, conquista espaço para um diálogo com seu cliente e assim tem a possibilidade de estabelecer uma comunicação duradoura com ele. A partir disso, a confiança por parte do público em relação à as marca cresce e o relacionamento entre público e empresa fica mais forte. O resultado dessa jornada/processo é a venda. De maneira resumida, essa estratégia traz os clientes até a sua marca, por meio da mensagem propagada na comunicação da mesma.

Complicou?

Fica tranquilx! A CNX está aqui pra te ajudar! Com planos que cabem no bolso e que suprem tudo aquilo que seu negócio precisa, nós vamos decolar! Estamos juntos nessa?