Carregando

O Whatsapp Pay chegou, aperte os cintos para suas vendas online decolarem! - Agencia Conexo

Posted 04 Aug 2020   by conexo

Entenda tudo o que o Facebook adicionou no app e o impacto nas redes sociais

Ontem e hoje: analisando a evolução dos meios de pagamento

O avanço da tecnologia provocou drásticas mudanças no cenário mundial. Dentre os setores mais impactados, vale destacar o comércio, que passou por uma transição e chegou no modelo que temos hoje.

Estamos falando dos e-commerces, nada mais que comércios virtuais. Mas calma, se você acha que esse modelo de loja virtual é algo novo, você está completamente enganado. O primeiro registro de um e-commerce no mundo aconteceu em meados da década de 70, nos Estados Unidos. Claro que o modelo do projeto, que funcionava como uma troca de documentos e solicitação de pedidos, não é nada parecido com os de hoje.

No Brasil, ele chegou mais tarde (quem sabe mais maduro, rs). Em 1996, uma grande livraria foi a pioneira no projeto virtual e, em 1999, a gigante Submarino dava seus primeiros passos no cenário digital.

Com aproximadamente 24 anos de mercado, o mundo do e-commerce passa por uma constante evolução e por diversas adaptações, mas representa apenas 4% do mercado físico. Esse número baixo mostra que existe, sim, muito espaço para expansão e também para novos negócios crescerem.

Outros setores foram diretamente impactados pela evolução do mercado digital. Como? A gente te explica. 

Toda loja necessita de produtos (óbvio) e também de diferentes meios de pagamento, para conseguir ter um leque maior de opções e dar mais liberdade ao pagamento do cliente. Antigamente, em lojas físicas, os meios mais comuns eram o dinheiro em cédula e os cheques. Ao passar do tempo, foram surgindo outros modelos, como os, na época, inovadores cartões de crédito e débito. Era muito comum também, o pagamento das contas nos próprios caixas dos bancos. Algo que ainda acontece hoje, mas gera grande estranhamento, pelo fato das facilidades estarem na palma da nossa mão, nos smartphones. 

Ao passar do tempo, a internet se tornou mais popular, os modelos de negócio fizeram a transição para o digital e os meios de pagamento também fizeram parte dessas mudanças. Hoje, os métodos mais utilizados no online são:

– Pagamento recorrente: utilizado, geralmente, por clubes de assinatura, por contar com um meio de pagamento feito regularmente, de maneira automática.

– Boleto bancário: um método prático, ideal para quem quer pagar à vista, sem burocracia.

– Cartão de crédito: um meio rápido e muito utilizado pelos consumidores nas compras online

– Gateway de pagamento: imprescindível para quem quer ter uma loja online. Esse método é muito seguro e protege os dados envolvidos nas transações.

Falando sobre as tendências, as criptomoedas já ganharam um grande espaço e credibilidade da população. Isso é bom? Mais ou menos. Os bitcoins, apesar de darem grande liberdade em relação à distribuição de valores, é muito instável. Sendo assim, para investir nesse método, é necessária muita atenção, além de certa experiência ou consultoria.

O Mobile Payment também vem ganhando muito espaço e, certamente, as empresas devem dar mais atenção a esse modelo. Usando o seu smartphone, você pode realizar pagamentos através de apps que disponibilizam essa função.  E chegamos no ponto principal…

Introdução sobre o app

No dia 15 de junho de 2020, o Whatsapp anunciou sua nova funcionalidade de pagamentos. Sim, meus caros,  poderemos enviar dinheiro para nossos amigos, familiares e empresas, através do chat.

O aplicativo fundado em 2009 surgiu como uma nova opção para as mensagens por SMS. Após consagrar-se como uma das plataformas mais utilizadas pelos usuários, o Whatsapp despertou interesse de Mark Zuckerberg, que em fevereiro de 2014 comprou a empresa, levando-a para o “grupo” de redes sociais do Facebook. Vale ressaltar que, mesmo fazendo parte do Facebook, o Whatsapp atua como um app independente.

Com grande investimento nos últimos anos, o aplicativo disponibiliza uma série de ações para os usuários, como a criptografia das mensagens, chamadas de voz e de vídeo, além do compartilhamento de arquivos e de localização.

No Brasil, o Whatsapp conta com mais de 130 milhões de usuários. Esse número expressivo conta com contas pessoais, mas também com contas empresariais, que usam a plataforma como um meio de venda, divulgação e atendimento.

O público usuário que se encaixa como empresa, recebeu uma série de novos modelos para, cada vez mais, deixar a boa experiência em primeiro lugar. Logo, esses perfis passaram a ter ferramentas como mensagens automáticas, catálogo de produtos e mais…

A bola da vez é o pagamento. Como já falado anteriormente, o Whatsapp desenvolveu essa funcionalidade para enviarmos dinheiro através do nosso chat. Os pagamentos serão coordenados pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

Pelo fato da nova funcionalidade estar relacionada com o Facebook Pay, é necessário fazer o cadastro de seus dados na plataforma. Assim, após a aprovação, você estará apto para usar o novo modelo.

O trecho abaixo mostra o pronunciamento oficial da empresa, ao anunciar a nova ferramenta:

Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp

Sobre o Modelo 

Utilizando os cartões de débito e crédito, as pessoas poderão receber, enviar valores e pagar por produtos e serviços vinculados ao Whatsapp Business. Vale ressaltar que o novo modelo só está disponível para clientes do Nubank (Mastercard), Sicredi (Mastercard e Visa) e Banco do Brasil (Visa). Ou seja, de maneira breve, o modelo funciona para pessoas físicas e jurídicas que possuem conta no Nubank, Sicredi e/ou Banco do Brasil. De maneira simples, tanto os usuários comuns, como os comerciais, terão essa funcionalidade disponível no Whatsapp e Whatsapp Business App. O modelo ainda não está disponível para Whatsapp API.

Funcionamento na prática

Essa solução disponibiliza ao usuário duas maneira de uso: a transferência de valores entre usuários ou a compra de produtos e serviços entre um usuário pessoal e um usuário comercial. 

Para entender um pouco melhor sobre como achar a ferramenta no layout e enviar os valores, vamos à explicação dos 6 passos:

  • Passo 1: Entre no chat da pessoa que você deseja enviar o dinheiro;
  • Passo 2: Toque no ícone “clipe de papel”
  • Passo 3: Toque em “pagamento”
  • Passo 4: Insira o valor desejado para o envio

Lembrando que para conseguir enviar, você precisa ter um cartão emitido pelos bancos participantes.

  • Passo 5: Após inserir o valor, clique em pagar.
  • Passo 6: Insira seu PIN do Facebook Pay

Atualmente, os usuários têm a liberdade de trocar mensagens com as empresas sobre os itens de catálogo do Whatsapp, mas não existe nenhuma solução com features de adição do produto ao carrinho.

A seguir, veja o vídeo publicado pelo Whatsapp, divulgando a nova funcionalidade:

Entendendo mais sobre o Facebook Pay

Lançado em 2019, é um serviço do Facebook que te permite adquirir diversos produtos, além de enviar dinheiro para outros usuários através das redes sociais dos seus apps relacionados.

Para configurar sua conta, você deve colocar seus dados pessoais, informações do cartão que deseja utilizar, e por fim, criar um código PIN com seis algarismos, que será necessário em todas as transações da plataforma.

Com isso, você tem a liberdade de escolher em qual plataforma deseja utilizar o serviço, seja em uma, seja em todas da rede. Outra função existente e muito importante, é a possibilidade de acompanhar suas transações feitas, podendo assim ter um controle maior sobre os gastos na plataforma.

Como notificação, toda vez que for realizada alguma movimentação, a anotação aparecerá em seu extrato com as sigla FBP (Facebook Pay). 

É muito importante ressaltar que, para transações de amigos e familiares, nenhuma taxa é cobrada. Já no caso de uma conta empresarial, as empresas devem pagar uma taxa de 3,99% ao receber pagamentos, medida essa já comum em comércios que aceitam o cartão de crédito como forma de pagamento.

A seguir, veja o vídeo divulgado pelo Whatsapp, para a configuração do modelo:

Recebimento de valores no Whatsapp Business

Uma questão que deve estar na cabeça de muitos comerciantes do Whatsapp e que agora será uma tranquilidade. As empresas que possuem o método Business têm a liberdade de receber um número ilimitado de pagamentos de seu público consumidor. Além disso, é possível a visualização da própria lista de transações e também, a emissão de reembolsos através da plataforma da parceira Cielo.

Sobre o envio do dinheiro

Além de todos os procedimentos mencionados anteriormente, foi anunciado o limite de transações por mês, além da verba disponível por transação. Sendo assim, o limite em uma única transferência é de R$1000,00. Por mês, é possível transferir R$5000,00 e por dia podemos fazer, ao máximo, 20 ações. 

Um ponto importante: para a compra de produtos e/ou serviços, não existe nenhum limite estipulado.

Segurança da ferramenta

De acordo com as informações fornecidas pela própria landing page do Whatsapp, a plataforma conta com diversas camadas de segurança, mostrando que os dados dos cartões dos clientes serão criptografados, conforme todos os requisitos do PCI.

Além disso, como já mencionado anteriormente, ao realizar uma transferência, o usuário deve digitar uma senha especial (PIN) de seis dígitos para garantir que o pagamento seja autorizado.

Clique no link abaixo e confira tudo o que o Whatsapp publicou em sua landing page:

https://www.whatsapp.com/payments/business/br

Lado bom do pagamento por Whatsapp

Essa otimização deve provocar enorme mudança no cenário dos e-commerces. Agora realmente estamos conhecendo de perto as famosas “compras com 1 clique”.

Na visão dos comerciantes, mais uma oportunidade surge para uma comunicação mais estreita com sua rede de clientes. Mas, ao passo que isso acontece, deve-se tomar muito cuidado em relação a não incomodar a vida pessoal de seu público.

O whatsapp, mesmo que tenha se tornado um novo meio de comunicação direto entre empresa e target, permanece uma rede de contato pessoal. Sendo assim, para uma gestão sem problemas, vale a reflexão e, principalmente estudo: como deve ser a abordagem ao cliente nessa nova frente? Devo mandar atualizações diárias?

Debatendo sobre os e-commerces, um novo modelo pode surgir. O lead poderá ser direcionado através do Facebook ao seu canal de vendas, que será no whatsapp. Com isso, vale salientar que as redes sociais estão completamente interligadas: o facebook conecta-se diretamente com o Whatsapp! Já no Instagram, você pode colocar o link de contato no link da bio. Ou seja, através de três redes sociais, o comerciante poderá direcionar os leads do Instagram e Facebook ao Whatsapp, assim fazendo suas vendas sem enormes custos com um site próprio, por exemplo.

Outra pauta: será que os stories do Whatsapp se tornarão um meio de comunicação eficiente?

Parece que sim… O modelo pouco utilizado, pode se tornar uma ferramenta de divulgação das lojas pela plataforma. Campanhas de promoção, novos produtos, e etc. Dessa maneira, mesmo com as portas fechadas, as lojas terão contato com seus leads.

Analisando o cenário da pandemia, uma ótima tacada de Marc Zuckerberg para facilitar a vida dos usuários. Nada de página na internet, nada de meios externos de pagamento. A vida do empresário vai passar por uma grande mudança e, além de um canal de comunicação e atendimento, o Whatsapp se tornará um canal de vendas.

Um dos maiores problemas de diversas empresas é a questão do abandono do carrinho. A pessoa navega pelo site, seleciona os produtos desejados e,  por uma série de motivos, seja por desistência ou simplesmente por não querer mais, ocorre o abandono na fase final do processo de compra.

Com esse novo modelo de vendas, o processo se torna mais curto, fazendo com que a jornada de compra dos consumidores se modifique. Logo, a partir do momento que a pessoa olha o catálogo de produtos, se identifica com algum, ela tem um caminho muito mais curto, rápido e prático para fazer a compra. É quase que um “gostou, comprou”.

Com esse artifício de mercado, uma série de estratégias serão desenvolvidas, para que o desempenho da marca se torne cada vez melhor. Seja no âmbito da comunicação, ou então de performance, as marcas terão que traçar novos caminhos para uma boa relação com os leads não ser danificada a partir de “mensagens desesperadas de venda, no whatsapp”

Tendo em vista que uma nova ferramenta pode ser utilizada pela sua marca, não deixe isso na mão de qualquer um. Com diversos pacotes, visando atender diferentes necessidades, a CNX oferece uma estrutura completa para a sua empresa alavancar, tudo isso gastando pouco!

Está pronto?

Aperte os cintos e venha com a gente, o foguete vai decolar!